XP e CLD de mãos dadas no amor e nos negócios
A coluna Moeda Forte, assinada pelo jornalista Hugo Cilo, na revista IstoÉ Dinheiro, mostrou na última semana que o leilão do trecho Norte do Rodoanel, em São Paulo, trouxe uma surpresa inusitada ao reunir no mesmo time dois gigantes que já haviam se entrelaçado no sentimento: a XP e a CLD Construtora.
Ambas formaram o consórcio SP Flow, que saiu derrotado da disputa após apresentar uma proposta com 60,03% de deságio do valor proposto pelo Governo do Estado para administrar a rodovia por 31 anos.
Thiago Maffra, CEO da XP, é casado com a filha de Jorge Marques Moura, um dos principais sócios da CLD Construtora. A empresa é a antiga Consladel, investigada por escândalos de corrupção.
O sogro do CEO da XP chegou a ter os bens bloqueados pela Justiça do Amazonas em 2015, acusado de participar do desvio de quase R$ 100 milhões da Prefeitura de Manaus.
Reportagem publicada nesta segunda-feira (14) no Interpt Brasil revela que a CLD lidera o consórcio Smart City SP, com 50% de participação. Vencedor de uma licitação da Prefeitura de São Paulo, o grupo será responsável pela instalação de 20 mil câmeras na capital paulista equipadas com sistema de reconhecimento facial.
“O nome do vencedor da licitação foi mantido em segredo por meses, em um processo cheio de estranhezas. Agora, sabemos quem é que cuidará das 20 mil câmeras “inteligentes”, como a prefeitura gosta de falar: uma empresa com um longo histórico de denúncias de corrupção”, afirma trecho da reportagem do Intercept Brasil.